sexta-feira, 16 de agosto de 2013

PROJETO ESTADUAL PEQUENO VIGILÂNTE





Pequenos Vigilantes  – a escola como espaço de construção da saúde e cidadania. 

2.  JUSTIFICATIVA 
O Sistema Único de Saúde tem como um dos seus princípios básicos a integralidade das ações, o que significa a execução de ações de proteção, promoção e prevenção e assistência à saúde.

A educação em saúde tem no seu campo temático um desafio tant
o para a área da saúde, como da educação, pois refere- se à possibilidade de buscar uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida.

 O transcurso da educação em saúde reflete um processo de transformação,  em sua trajetória passa por uma prática demarcada pela manipulação política, refletida na própria nomenclatura desta área, denominada na segunda metade do século XIX de “educação higiênica”.

A educação higiênica era fundamentada principalmente nos determinantes biológicos da doença associada à revolução bacteriana.

 Nos anos 20 passa a se chamar “educação sanitária”, com o desenvolvimento da Saúde Pública, enfatizando processos de prevenção, e finalmente a “educação em saúde”, já incorporando aspectos sócio-econômico-culturais conforme assinala Rosenstock (1990 apud Schall, 1996, p.1).

Assim, a atual educação em saúde representa os processos de saúde/doença a partir de referenciais diversos e privilegia práticas participativas, levando em conta que educadores e população possuem saberes complementares, configurando- se parceiros na busca por melhores condições de vida, ultrapassando os limites da ação sanitária para obter uma ação social comprometida com a promoção da saúde e o bem- estar geral (SCHALL, 1996, p.1).

A I Conferência Nacional de Vigilância Sanitária em seu capítulo – Vigilância Sanitária, saúde e cidadania (2001, p.118) destaca “que seus participantes consideram importante promover, de forma ampliada e mediante diversas estratégias e instrumentos, ações informativas e educativas, visando à construção da consciência sanitária, e para a população apropriar-se da importância dessas ações para a proteção e promoção da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário