sábado, 29 de julho de 2017

INTERDIÇÃO CAUTELAR





Nessa manhã do dia 29/07/2017 a vigilância Sanitária respaldada pela portaria n° 2914 do ministério da saúde e responsável  pelo VIGIAGUA de Pinheiro Machado venho tomar essa medida extraordinária, INTERDITANDO, “ INTERDIÇÃO CAUTELAR” nos poços que abastecem as ESCOLAS  e UBSs do Passo do Machado e de São João Batista, pois o secretário da saúde atual, disse que é muito caro de realizar manutenção e controle pela empresa terceirizada ou até mesmo de contratar um técnico químico, então tomamos essa conduta preventiva; pois estão sendo encontradas substancias em grau e concentrações próximas que oferecem riscos a saúde dos usuários destas instituições, conforme regulamentação vigente desta portaria se fará necessária essa interdição. As  águas desse poço são superficiais e estão contaminadas e apresentam substancias em concentrações acima dos padrões de portabilidade, podendo causar enfermidade de estado clinico, independentemente de origem ou fonte, que represente ou possa representar um dano significativo para os seres humanos.
Portaria n° 2914 estabelece nos artigos:
 Art. 1° Esta Portaria dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de portabilidade.
Art. 3° Toda água destinada ao consumo humano, distribuída coletivamente por meio de sistema ou solução alternativa coletiva de abastecimento de água, deve ser objeto de controle e vigilância da qualidade da água.
Art. 5° Para os fins desta Portaria, são adotadas as seguintes definições:
I - água para consumo humano: água potável destinada à ingestão, preparação e produção de alimentos e à higiene pessoal, independentemente da sua origem;
XVI - Conjunto de ações adotadas regularmente pela autoridade de saúde pública para verificar o atendimento a esta Portaria, considerados os aspectos socioambientais e a realidade local, para avaliar se a água consumida pela população apresenta risco à saúde humana;
Art. 12. Compete às Secretarias de Saúde dos Municípios:
I - exercer a vigilância da qualidade da água em sua área de competência, em articulação com os responsáveis pelo controle da qualidade da água para consumo humano;
II - executar ações estabelecidas no VIGIAGUA, consideradas as peculiaridades regionais e locais, nos termos da legislação do SUS;

Foi solicitado ao secretário de Educação e Cultura Sr Leonardo Morais o cancelamento das aulas nesse momento, pois as Escolas e UBSs funcionarão com abastecimento de água potável.

Olício Silveira Lopes
     Fiscal Sanitário

terça-feira, 25 de julho de 2017

BOA VIAGEM AOS NOSSOS REPRESENTANTES



FISCALIZADO E AUTORIZADO PELA 

VIGILÂNCIA SANITÁRIA.


NÚCLEO DE CRIADORES DE OVINO E CAPRINOS e ADAC-Associação de Desenvolvimento do Alto Camaquã de PINHEIRO MACHADO, com grande participação no evento gastronômico está sendo organizado pela SAPT. O Vinodeiro – Festival do Vinho e do Cordeiro – será realizado de 27 a 30 de julho, na sede da Sociedade Amigos da Praia de Torres. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Torres, Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (Arco), Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Actor, Alto Camaquã, Rede Torres Imóveis, SerMov e RMS. Parabéns pelo grande feito e representam bem nosso MUNICIPIO, tenha uma BOA VIAGEM.









quinta-feira, 20 de julho de 2017

PRODUTOS VENCIDOS A MESES

A VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE PINHEIRO MACHADO, APRENDEU DE UM COMERCIO LOCAL 58 LITROS DE SUCOS E 03 LITROS DE IOGURTE, PRODUTOS VENCIDOS ALGUNS MESES ATRÁS. 
PRODUTOS ESTES ESTAVA COLOCANDO RISCO IMINENTE OS CONSUMIDORES DE NOSSA CIDADE. 
FIQUE ATENTO NÃO COMPRE SER VER A VALIDADE!







quinta-feira, 13 de julho de 2017

A violência de Gênero

A violência é um comportamento deviolência é um comportamento deliberado e consciente, que pode provocar lesões corporais ou mentais à vítima. O termo vem do latim “violentĭa” e está vinculado à acção que é executada com força ou brutalidade, e que se realiza contra a vontade do outro.
É considerada violência de género aquela que é exercida de um sexo sobre o sexo oposto. Em geral, o conceito refere-se à violência contra a mulher, sendo que o sujeito passivo é uma pessoa do género feminino. Neste sentido, também se aplicam as noções de violência machista, violência no seio do casal e violência doméstica (designação mais usada). Os casos de violência familiar ou de violência no lar raramente são denunciados por uma questão de vergonha ou por receio.liberado e consciente, que pode provocar lesões corporais ou mentais à vítima. O termo vem do latim “violentĭa” e está vinculado à acção que é executada com força ou brutalidade, e que se realiza contra a vontade do outro.
É considerada violência de género aquela que é exercida de um sexo sobre o sexo oposto. Em geral, o conceito refere-se à violência contra a mulher, sendo que o sujeito passivo é uma pessoa do género feminino. Neste sentido, também se aplicam as noções de violência machista, violência no seio do casal e violência doméstica (designação mais usada). Os casos de violência familiar ou de violência no lar raramente são denunciados por uma questão de vergonha ou por receio.

Violência de Gênero,Justiça Restaurativa e Construção de Paz



 "A Justiça Restaurativa"
 Baseia-se num procedimento de consenso, em que a vítima e o infrator, e, quando apropriado, outras pessoas ou membros da comunidade afetados pelo crime, como sujeitos centrais, participam coletiva e ativamente na construção de soluções dos traumas e perdas causados pelo crime.






quarta-feira, 12 de julho de 2017

Fazenda Guarda Velha



No dia de hoje 12/07/2017 a Vigilância Saúde do Trabalhador(VISAT) e Centro de Referencia a Saúde do Trabalhador(CEREST), realizarão uma visita na Fazenda Guarda Velha, verificando as condições de trabalho dos trabalhadores daquela empresa. Foi vistos instalações e feito orientações.



AÇÃO TRABALHADOR SAUDÁVEL

     
         A Vigilância de Saúde do trabalhador(VISAT) da secretaria da Saúde de Pinheiro Machado com o Apoio do NASF e CEREST da cidade de Pelotas. realizarão no dia de hoje 12/07/2017 uma ação de orientação e conscientização dos funcionário do Parque Rodoviário. Ação essa que envolveu múltiplos profissionais para atender quarenta trabalhadores onde foi constatado que dezenove requer acompanhamento, são portadores: HAS, DM e AUDITIVAS. Trabalhadores serão monitorado e encaminhado para as UBSs.