Boa Tarde.
QUERO EM PRIMEIRO LUGAR AGRADECER A DEUS,
POR TER DADO-ME SAÚDE E PODER ORGANIZAR ESSE PROJETO.
...Depois de muita ansiedade e espera chegou o dia. Hoje pela manhã colocamos em prática o primeiro encontro dos "PEQUENOS VIGILANTES", na ESCOLA MUNICIPAL AVELINO ASSIS BRASIL, onde participaram 16 anos do quinta ano desta escola. Foi um encontro onde capacitamos aluno para ser um " PEQUENO VIGILANTE", onde irá atua como ajudante no combate aos alimentos fora da validade e alimentos impróprio para o consumo humano.
Gostaria de agradecer a Direção da Escola Avelino Assis Brasil por ceder-nos o espaço e a turma para que esse projeto fosse colocado em prática.
Diretora JAQUELINE.
Gostaria de agradecer a colega e palestrante Gabriela Uliano.
Gostaria de agradecer meus colegas da Endemias Roger Rosa e Fabiane Duarte pelo apoio.
Gostaria de agradecer a Coordenadora de Vigilância em saúde Carmen Araújo (TINA).
Gostaria de agradecer a nossa Secretária Fernanda dos Santos pelo apoio e nos ceder o transporte para conduzir-nos os alunos até o mercado.
A todos citados, quero de coração agradecer por tudo. Meu muito obrigado.
terça-feira, 29 de outubro de 2013
sexta-feira, 25 de outubro de 2013
COMDER REUNIU
Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder)
Realiza nesta sexta-
O No auditório do Sindicato Rural de Pinheiro Machado um reunião, onde estava presente as sequintes entidades: Presidente do COMDER Sec. da Agricultura de Pinheiro Machado Sr. Adelino,
Sec. do COMDER Sra. Lúcia,
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Sr Matheus,
Presidente da Associação Carro Quebrado Sr. Claiton,
Presidente da Associação da Jaiba Sr. Romil,
Presidenta do Associação de Torrinhas Sra. Julia,
Representante da Emater Sra. Paula,
Representante do movimento banco da terra Sr. Paulo,
Presidente do Núcleo de Ovinicultura Sr. Mario Alfredo e
Representante da Sec da Saúde Sr. Olício FISCAL SANITÁRIO.
Foi relatado vários assuntos das atividades dessenvolvidas pelo conselho onde as entidades fizerão suas colocações.
Entre muitas o COMDER pediu mais atuação para VISA fiscalizando mercados, açouque e até mesmo fazendo fiscalização a noite na cidade e estradas que dam acesso a cidade de Pinheiro Machado.
quarta-feira, 23 de outubro de 2013
LUPITO informa
PROJETO PEQUENO VIGILANTE:
Dia 29 de Outubro de 2013
Horas: 08:00 horas
Escola Municipal Avelino Assis Brasil
Diretora Jaqueline Castro Oliveira
Dezoito alunos de 5º ano
Dia 13 de Novembro de 2013
Horas: 08:00 horas
Escola Municipal Dois de Maio
Diretora Elvira Maria de Souza
Dezoito alunos de 5º ano
Dia 19 e 20 de novembro de 2013
Horas: 08:00 horas
Escola Municipal Manoel Lucas Prisco
Diretora Eliane Gomes Duarte
Dezenove alunos de 5º ano turma Pink
Vinte e um alunos de 5º ano turma Prata
LUPITO o VIGILANTE
Título: Projeto Pequenos Vigilantes –
Sub-Tema: Educação e Pesquisa / Utilização e otimização de recursos próprios em Educação
Autores de Aplicação: Olício Lopes - FISCAL. e Gabriela Uliano -NUTRICIONISTA.
Instituição: Secretaria Municipal de Saúde, Município de PINHEIRO MACHADO - RS
Período de realização: de 29/10/2013 a 20/11/2013
Resumo
Introdução: A Divisão de Vigilância Sanitária/CEVS/SES do Estado do Rio Grande do Sul montou o Projeto Pequenos Vigilantes para que as equipes de vigilância sanitária estabeleçam parcerias com instituições de ensino para incluir a temática de Vigilância em Saúde nas escolas. Desta forma, a escola torna-se um espaço importante para desenvolver ações voltadas à promoção da saúde e possibilita que o perfil epidemiológico da maioria dos agravos existentes seja modificado, através do conhecimento e prevenção.
Objetivos: Contribuir na construção de uma nova prática e de um amplo entendimento do moderno conceito de Vigilância em Saúde, a partir da educação do pequeno cidadão, com o intuito de mobilizar as crianças em relação à prática de atitudes saudáveis e possibilitar que se tornem multiplicadores, visando construir um quadro de saúde mais promissor para suas famílias e a comunidade.
Metodologia: Participaram 85 alunos cursando a 4ª série ou 5º ano, das Esc.Municipais. Avelino Assis Brasil, Dois de Maio e Manoel Lucas Prisco - Pinheiro Machado - RS.
As oficinas foram divididas entre 2 etapas (com duração de mais ou menos 90 min. cada), contemplando assuntos como: noções básicas de vigilância sanitária, alimentação saudável, contaminações alimentares e suas complicações, higiene pessoal, produção e rotulagem dos alimentos, preservação do meio ambiente, reciclagem, direitos e deveres do cidadão e o combate a dengue. Foram utilizados: fantoches, cartazes, músicas e apresentações em PowerPoint. Nas atividades práticas, visita em um supermercado da nossa cidade.
Ao final do trabalho, realizamos uma formatura e as crianças envolvidas receberam certificado de participação, mochila, boné, camiseta, cartilha, revista e folders.
quinta-feira, 10 de outubro de 2013
Como guardar os alimentos na geladeiras
Você costuma deixar os alimentos na geladeira de qualquer jeito?
Saiba que organizando a geladeira de forma incorreta pode acarretar na diminuição do tempo de conservação e até mesmo aumentando o risco de contaminação desses alimentos.
Primeiramente é necessário observar o prazo de validade e de conversação dos alimentos, principalmente após abertos, pois nem sempre os sinais de que o alimento está estragado, são visíveis, o que pode causar uma grave intoxicação.
Na parte superior
Primeira prateleira
É onde a temperatura é mais baixa e possui maior poder de conservação.
Espaço destinado para os alimentos com alta perecibilidade: Leites, lacticínios em geral, frios, e os ovos.
Lembrando que os frios fatiados devem ser sempre acomodados em recipientes próprios e respeitando sempre o prazo de validade.
quinta-feira, 3 de outubro de 2013
FAÇA EXERCICIOS
O exercício pode ser pelo menos tão eficaz como alguns medicamentos para reduzir o risco de morte em pessoas com derrame cerebral ou com doença cardíaca, indica um estudo publicado hoje.
Os investigadores da London School of Economics, da Harvard Medical School e da School of Medicine da Universidade de Stanford compararam os resultados de vários estudos para determinar a eficácia do exercício versus a dos medicamentos em pessoas com doenças cardíacas, historial de acidente vascular cerebral, pré-diabetes e insuficiência cardíaca.Foram analisados 305 ensaios clínicos, envolvendo 339.274 indivíduos, e não se encontraram «diferenças estatisticamente detetáveis» entre o exercício e o tratamento com medicamentos na redução da mortalidade de pessoas com doenças cardíacas ou sintomas de pré-diabetes, segundo um comunicado da revista British Medical Journal (BMJ), que publicou o estudo online.
A equipa descobriu que o exercício era mais eficaz do que os medicamentos no caso das pessoas que tinham tido um acidente vascular cerebral, enquanto os fármacos eram melhores para tratar a insuficiência cardíaca.
Os cientistas pediram que fossem feitos mais estudos para avalizar a sua descoberta, dada a escassez de informação sobre o tema.
Defenderam, no entanto, que até essa altura o exercício “seja considerado como uma alternativa viável ou acompanhe o uso dos medicamentos”, citou a agência France Presse.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a inatividade física é o quarto principal fator de risco para a mortalidade global, estimando-se que cause 3,2 milhões de mortes anualmente em todo o mundo.
Assinar:
Comentários (Atom)